terça-feira, 14 de outubro de 2008

DEPOIS DE CAPIVARAS, ONÇA, COBRA JIBÓIA, PREGUIÇA E MICOS, AGORA É A VEZ DO OURIÇO



Um ouriço cacheiro apareceu na manhã desta segunda-feira em uma residência do bairro João XXIII, na rua Judith Pompei. O animal causou surpresa no dono da casa, Sr. Walter e movimentou a vizinhança depois de entrar por conta própria em uma gaiola. O ouriço parecia bem, e a Polícia Ambiental tratou de capturá-lo e levá-lo para uma região segura, seu habitat natural. Os ouriços são animais principalmente noturnos, que se alimentam de insectos, caracóis, lesmas e de vegetais. Os seus predadores principais são as corujas e os furões. O ouriço conta com a sua coloração como camuflagem, mas quando ameaçado enrola-se numa bola expondo apenas a face coberta de espinhos. Geralmente, a comunidade científica faz clara diferença entre o ouriço e o porco-espinho. Uma diferença importante entre estas duas espécies é que os espinhos do ouriço, ao contrário dos do porco-espinho, não se soltam naturalmente, nem são venenosos.
Graças à sua dieta, os ouriços são importantes no controle de pragas, já que são capazes de comer várias vezes o seu próprio peso em insectos e anelídeos.

2 comentários:

Unknown disse...

O ser humano está acabando com as matas, onde é o habitat natural de várias espécies, como este ouriço cacheiro. Precisamos dar um basta no desmatamento, nas queimadas que aqui no João XXIII é diária. Devido a estes e outros tipos de poluição é que os bichos que vivem nas matas estão fugindo para a cidade a procura de alimentos.

Unknown disse...

É isso aí concordo plenamente com o Waldir até quando o ser humano vai ter a mentalidade de somente destruir. Acho que chegou a hora dos agentes dos poderes publicos entrarem pra valer na questão ambiental.